Gravação do Seminário está disponível no canal do CBH RMF no YouTube
Dando continuidade à programação da Semana do Meio Ambiente e com apoio da Gerência Metropolitana, o Comitê de Bacias da RMF promoveu na manhã desta sexta (3) um seminário online a respeito do mecanismo financeiro que remunera produtores rurais pelos serviços ambientais prestados em suas propriedades que geram benefícios para toda a sociedade, conhecido como Pagamento Por Serviço Ambiental (PSA).
A discussão foi composta pela Advogada e Gestora Ambiental Michele Mourão, o geólogo Yarley Brito, que já foi presidente da Cogerh, além da Bióloga Mônica Carvalho, gestora ambiental da Semace, cedida à Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema).
Dentre os principais tópicos do debate estiveram: política de serviços ambientais e ecossistêmicos do Ceará; discussão do projeto de lei; áreas elegíveis para o programa; modalidades de pagamento e, por fim, o modelo piloto de pontuação mensal aos produtores do Crato, que em breve receberão os primeiros pagamentos e que pode servir de exemplo para todo o Ceará.
Krishna Martins, Gerente das Bacias Metropolitanas, pontuou a importância da discussão.
“Serviços Ambientais são essenciais. As mudanças climáticas estão aí e precisamos pensar muito nisso, promovendo uma gestão descentralizada com um comitê participativo que cobre às autoridades”, destacou Krishna.