Mais de 1.500 crianças do município de Horizonte trabalharam o livro infantil “A Gotinha Nossa de Cada Água”, em parceria do CBH RMF com Secretaria dos Recursos Hídricos e Secretaria da Educação. A ação trabalhou noções básicas de boa convivência com os recursos hídricos, em informações sobre ciclo da água, lençóis subterrâneos, nascente e cuidados básicos de preservação durante a Semana do Meio Ambiente.
O trabalho faz parte do projeto SRH na Escola e é voltado diretamente para os alunos do 4º ano do ensino fundamental – período em que as crianças normalmente estudam o Ciclo da Água. Entretanto, muitas escolas estendem o uso da cartilha para todo ensino fundamental, considerando que a história “empolga a criançada” ao perpassar por temas de educação ambiental, como aponta a professora da Escola Maria Regiana da Silva, Solange Santos.
Música, dança e poesia marcaram a aplicação do projeto, que teve início na Semana da Água, em março, mantendo o trabalho até a Semana do Meio Ambiente. Cada série faz uso da cartilha segundo a percepção da criança, mas sempre ligada à mensagem de respeito a água como um bem público que precisa ser cuidado.
O professor Marcos Antônio Silva e Ernane Martins, formadores da Seduc, afirmam que darão
continuidade ao trabalho, em 2023, mantendo a proposta de sensibilizar as crianças para defender a água, como propõe a Gotinha, no livro fornecido pelo CBH RMF e SRH. A autora do texto, Inês Prata, esteve em Horizonte durante a programação e reforçou a importância do projeto:
“o lúdico é o passo inicial para que os cidadãos de amanhã tenham disponibilidade para lutar contra poluição e desertificação e passarem a defender o uso consciente dos recursos hídricos”, afirmou Inês.