Na sexta-feira (28), foi realizada a 72ª Reunião Ordinária do Comitê das Bacias Hidrográficas da Região Metropolitana de Fortaleza (CBH-RMF), no Auditório Espaço das Águas, na sede da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), em Fortaleza. 

Na ocasião, o Comitê participou da oficina “Fotografia com uso do celular” do 3º módulo da Capacitação em Comunicação. A iniciativa faz parte do cumprimento de metas do Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês (Procomitês), da Agência Nacional de Águas (ANA).

Ministrada pelo Grupo de Estudos e Práticas em Jornalismo Audiovisual (Gruppe), do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará, a oficina abordou os princípios básicos da fotografia, como enquadramento, composição, luz, sombra, foco e nitidez, configurações da câmera do celular, tipos de fotografia e aplicativos de edição de fotos.

Na apresentação, os coordenadores do Gruppe, Marcelo Henrique e Evila Silveira, explicaram o porquê da importância de usar o celular para fotografar:

“O celular é uma ferramenta muito versátil, acreditamos que se não todas, a maioria das pessoas hoje têm um celular com câmera, e é uma ferramenta que usamos no cotidiano, que apresenta um bom custo-benefício se comparado ao valor de uma câmera profissional, além da alta tecnologia e facilidade de compartilhamento”.

Após apresentados os conceitos, os participantes tiveram um momento de pôr em prática o conteúdo visto. Divididos em dois grupos, os membros do Comitê e alguns colaboradores da Cogerh usaram seus celulares para fotografar os ambientes da Companhia com orientação dos oficineiros.

Como atividade, foi proposto um concurso de fotografia sobre os temas Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Belezas Paisagísticas. As três fotos mais votadas serão premiadas no evento de comemoração dos 20 anos do Comitê, que acontecerá em setembro. 

Além da oficina, a Analista em Gestão dos Recursos Hídricos, Lorena Magalhães, informou aos presentes que o Diagnóstico do Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica Metropolitana está em fase de revisão e explicou os métodos de trabalho que estão sendo executados. Também sugeriu que o colegiado fizesse a leitura do documento seguida de considerações sobre o conteúdo.

Projeto de Regularização dos Usuários

Na reunião, também foi informado sobre o Cadastro de Usuários de Água, iniciativa do Governo do Estado do Ceará, através da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), com financiamento do Banco Mundial (Bird). O projeto tem o intuito de colher informações necessárias para realizar o controle e a conservação da água, atendendo aos múltiplos usos, conforme determina a Lei Estadual de Recursos Hídricos (Lei 14.844/10).

Nas bacias metropolitanas, o processo de regularização está previsto para ser iniciado no final do ano de 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *