Aconteceu no dia 05/07/13, na Câmara Municipal de Baturité a Cerimônia de Posse da Comissão Gestora do açude Tijuquinha.
O açude Tijuquinha é um açude com capacidade de armazenamento de 974.000 m³, fica localizado no município de Baturité e é responsável pelo abastecimento dessa cidade. Desde 2009 a operação do reservatório está a cargo da Cogerh através da Gerência Metropolitana. O açude tem vários problemas ambientais como ocupações irregulares no entorno, desmatamento da mata ciliar e falta de educação ambiental por parte dos moradores do entorno. Portanto, a formação dessa Comissão Gestora foi extremamente importante para que os problemas hídricos locais sejam discutidos e se procure junto com a sociedade articular soluções para esses problemas.
Na mesa de abertura do evento estavam presentes o Presidente da Cogerh, Dr. Rennys Frota, o Prefeito de Baturité, Excelentíssimo Sr. João Bosco Pinto, Gerente em exercício das Bacias Metropolitanas da Cogerh, Fernando Pereira e os vereadores de Baturité Marcelo Cardoso, Luciano Frota e José Vilar.
A reunião teve a participação de 36 pessoas entre representantes da sociedade civil, usuários de água bruta e poder público estadual, municipal e federal.
O colegiado da Comissão Gestora do açude Tijuquinha é formado por 26 Instituições, sendo que 21 delas estavam presentes, ou seja, 81% do seu colegiado, o que representa uma excelente participação por parte dos membros eleitos.
Na ocasião, a Coordenadora do Núcleo de Gestão da Metropolitana, Márcia Caldas entregou a todas as instituições eleitas a Resolução N° 014/2013 do Comitê das Bacias Hidrográficas da Região Metropolitana de Fortaleza (CBH-RMF) que criou e formalizou a Comissão Gestora do açude Tijuquinha, conforme preconiza a Resolução N° 02/2007 do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CONERH).