A Cogerh, através da Gerência Metropolitana (GEMET) e do Comitê das Bacias Metropolitanas (CBH-RMF), realizou nos dias 18 e 19 de setembro, no auditório da Pousada Capuchinhos em Guaramiranga, a Capacitação do CBH-RMF.
A abertura do evento foi realizada pelo Grupo Amigos da Arte de Guaramiranga (ÁGUA), que fez uma apresentação cultural. Logo após a composição da mesa por Berthyer Peixoto (chefe de gabinete), Cléa Rocha (coordenadora de gestão da GEMET), Maílde Rêgo (presidente do CBH-RMF), Márcia Caldas (representando a SRH) e Aguinaldo Rocha (presidente da Câmara Municipal de Guaramiranga), Berthyer Peixoto deu as boas-vindas aos presentes, falando da importância do trabalho do Comitê, enfatizando: “Não vamos desistir da gestão”. Em seguida Cléa Rocha falou aos participantes, seguida por Márcia Caldas, Aguinaldo e Maílde Rêgo que disse da importância de manter o Comitê em um patamar elevado, tomando decisões importantes em benefício da sociedade.
Seguindo a programação, Marcos Meireles, proferiu palestra sobre Outorga, seguido de Krishna Martins que explanou a situação hídrica dos reservatórios da Região Metropolitana de Fortaleza e Márcia Caldas que falou sobre O Sistema Integrado de Recursos Hídricos.
No dia 19, o Grupo Rio das Cordas do Projeto Cidade da Arte de Guaramiranga fez a abertura do segundo dia da Capacitação. Após a apresentação, Adahil Sena da Assessoria de Gestão Ambiental (ASGAM), da Cogerh, ministrou palestra sobe: O Novo Código Florestal.
A Capacitação teve momentos de debates entre os membros do Comitê abordando vários assuntos de interesse da população. Participaram 35 instituições, 27 membros e 15 convidados. Da Cogerh estiveram presentes: Berthyer Peixoto (chefe de gabinete), Cléa Rocha (coordenadora de gestão-GEMET), Marcos Meireles (Outorga/GEMET), e os analistas em gestão dos recursos Krishna Martins (GEMET) e Adahil Sena (ASGAM), Jornalista Vanja Boaventura (GEMET), Patrícia Trajano (GEMET) e Marcos Dantas (ASGAM).
Vanja Boaventura-Ce 00528 JP.