A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos-Cogerh, realizou nos dias cinco e seis de junho de 2013, no Hotel Bouganville em Beberibe, a Capacitação do Comitê das Bacias Hidrográficas da Região Metropolitana de Fortaleza (CBH-RMF).
Após o credenciamento das instituições, Berthyer Peixoto, Gerente das Bacias Metropolitanas da Cogerh, proferiu palestra sobre: As Bacias Metropolitanas e sua Complexa Operação. Na ocasião houve um momento de debates entre os participantes.
No período da tarde, dando continuidade ao evento, Ana Koelfat, Analista em Gestão dos Recursos Hídricos da Companhia, fez uma apresentação falando, do Papel do Comitê dentro do Sistema de Gestão. Demerval Martins do IBAMA, apresentou o tema: A Pesca no Ceará e a Piracema.
No segundo dia, Márcia Caldas, Coordenadora do Núcleo de Gestão da Gerência Metropolitana-GEMET, falou da proposta do Decreto que regulamenta o Funcionamento dos Comitês de Bacias Hidrográficas. Logo em seguida, aconteceram discussões em grupo quando foram abordados os temas: onde estão as falhas de funcionamento dos Comitês; quais as estratégias para o CBH-RMF funcionar melhor e o que motivaria mais os representantes a participarem do CBH-RMF. Os participantes foram divididos em três grupos, quando na ocasião, fizeram as devidas apresentações e questionamentos das discussões. Um relatório da capacitação será elaborado pelo Núcleo de Gestão e divulgado a todos os membros do CBH-RMF.
A Capacitação foi bastante proveitosa, para avaliação e novos desafios do Comitê CBH-RMF. Estiveram presentes representantes do Comitê de várias instituições: CAGECE, Associação Cearense de Aquicultores (ACEAQ), Aracoiaba Pescados, Comitê Agrícola de Cachoeira, Defesa Civil, IBAMA, Sucos Jandaia, Norsa Refrigerantes, Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Pindoretama (SAAE), Schincariol, Prefeitura de Aquiraz, Prefeitura de Acarape, Prefeitura de Barreiras, Prefeitura de Beberibe, Prefeitura de Fortaleza, Prefeitura de Itaitinga, Núcleo de Iniciativas Comunitárias de Barreiras (NIC), Sindicato dos Engenheiros do Estado do Ceará (SENGE), Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Barreiras, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caucaia, Grupo de Interesse Ambiental (GIA) e Universidade da Integração Internacional da Lusofania Afro-Brasileira (UNILAB), totalizando 40 participantes.
Vanja Boaventura-CE 00528JP