Hoje, dia 23/05/13, no Centro Regional Integrado (CRIA) de Baturité, ocorreu o Seminário Institucional para formação da Comissão Gestora do açude Tijuquinha.

Vale ressaltar que a iniciativa de demanda para a formação da Comissão Gestora do açude Tijuquinha nasceu de uma reunião entre o Presidente da Cogerh, Dr. Rennys Frota com representantes da Câmara Municipal de Baturité e o Prefeito Municipal, Dr. João Bosco , em abril de 2013.

O açude Tijuquinha é um açude com capacidade de armazenamento de 974.000 m³, fica localizado no município de Baturité e é responsável pelo abastecimento dessa cidade. Desde 2009 a operação do reservatório está a cargo da Cogerh através da Gerência Metropolitana. O açude tem vários problemas ambientais como ocupações irregulares no entorno, desmatamento da mata ciliar e falta de educação ambiental por parte dos moradores do entorno. Portanto, urge, a formação de uma comissão gestora que discuta os problemas hídricos locais e articule junto com a Cogerh as soluções inerentes a sua gestão.

A reunião teve a participação de 25 pessoas entre representantes da sociedade civil, usuários de água bruta e poder público estadual, municipal e federal.

Na ocasião a Coordenadora do Núcleo de Gestão da Gerência Metropolitana, Márcia Caldas explanou sobre os conceitos de participação social, comitês de bacias hidrográficas e a importância da atuação das comissões gestoras de açudes no processo democrático de gestão participativa.

Em seguida, Ana Christine Koelfat, Analista de Gestão, explanou sobre a caracterização ambiental desse reservatório e mostrou o diagnóstico institucional que foi feito pela equipe de gestão no processo de mobilização, onde mais de 20 Instituições ou representantes foram identificados que se interessam em participar da Comissão Gestora e tem atuação direta com recursos hídricos e meio ambiente dentro do município. Juntamente com Ana Christine e Márcia Caldas, estava presente Patrícia Trajano da equipe do Núcleo de Gestão que deu todo o apoio logístico para que a reunião ocorresse.

Na reunião, Márcia Caldas entregou ainda aos presentes uma cópia do Parecer Técnico elaborado pelo Núcleo Técnico da Gerência Metropolitana a respeito de uma série de indagações que foram feitas sobre reformas necessárias na operação do Tijuquinha. Assim, a Cogerh mostra a transparência do seu trabalho e o respeito pelas necessidades da população. Esse parecer técnico está sendo encaminhado oficialmente pelo Dr. Rennys ao Prefeito de Baturité, Câmara Municipal e Comitê das Bacias Metropolitana.

A próxima reunião ficou marcada para o dia 14/06/13, às 9 horas, no mesmo auditório, onde todas as instituições e usuários presentes serão convidados a participar para que se eleja a Comissão Gestora do açude Tijuquinha, conforme regulamenta a Resolução 02/2007 do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CONERH).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *