A urgência na alocação é decorrente dos baixos índices dos reservatórios da Região Metropolitana de Fortaleza que ameaçam o abastecimento humano

Água do açude Aracoiaba será transferida para reservatório de Pacajus. Foto: Reprodução / Aracoiaba

Na manhã desta terça-feira (06), a Comissão Gestora do Açude Aracoiaba reuniu-se com a Cogerh, por meio de videoconferência, para discussão e votação da alocação emergencial de água do reservatório. A comissão, juntamente com a diretoria do Comitê de Bacias Hidrográficas da Região Metropolitana, aprovou a liberação de até 32 milhões m³ de água, dos 132 disponíveis, para o abastecimento humano da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Foi acordado que a operação ocorrerá gradualmente, de forma que o Açude Aracoiaba atinja a marca mínima de 100 milhões m³ até junho, quando acontecerá a alocação negociada de água dos reservatórios monitorados pela Cogerh.

Na ocasião, Krishna Martins, assistente da Diretoria de Operações da Cogerh, apresentou aos convidados a situação hídrica dos reservatórios da Região Metropolitana de Fortaleza e o histórico hidrológico do Açude Aracoiaba. Segundo ele, “as precipitações foram pequenas nos açudes da RMF e, segundo a Funceme, não receberão boas precipitações, necessitando dessa contribuição hídrica do açude Aracoiaba para o açude Pacajus”.

Com o baixo aporte hídrico nos reservatórios, os abastecimentos de Fortaleza e Região Metropolitana podem ficar comprometidos, pois um baixo nível de água impede que o bombeamento ocorra. Com a presença de quórum da Comissão Gestora para votação, foi aprovada a alocação emergencial, que será feita de forma cuidadosa, conforme explica o diretor de operações da Cogerh, Bruno Rebouças: “pretendemos garantir o uso da água com maior segurança possível e a operação será feita de maneira progressiva”. O diretor reforçou que a alocação não prejudicará a piscicultura com morte de peixes e citou como exemplo disso o Açude Castanhão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *