Empresa de consultoria ambiental contratada pela Transportadora Associada de Gás aproveitou para tirar dúvidas dos moradores e interessados no projeto.

Reivindicação para a proposta na região do Açude Aracoiaba partiu de membros da Comissão Gestora.

Na tarde desta quarta-feira (25), o grupo de consultoria ambiental Index, sediado em Curitiba, reuniu-se de forma online com as instituições interessadas no projeto de reflorestamento da mata ciliar da região do Açude Aracoiaba. O encontro se deu através da plataforma Microsoft Teams, em que estiveram presentes a Comissão Gestora, Cogerh, Sema e Núcleo de gestão do CBH RMF.

Na ocasião, Fernando Cionek, representando a empresa de consultoria, explicou aos presentes o que é o Grupo Index e sua proposta ambiental de reflorestamento de 250 hectares na Bacia Metropolitana, onde localiza-se o Açude Aracoiaba. Segundo Cionek, a iniciativa pretende usar espécies nativas da própria localidade, beneficiando Aracoiaba ao “melhorar a condição ambiental da região e com isso trazer novas oportunidades e desenvolvimento”.

Norma Viana, integrante da Comissão Gestora, expressou satisfação com a proposta, afirmando que “a área envolta do açude tem um espaço muito bom e [o projeto] vai ajudar no não assoreamento do açude”.Silvanar Soares, um dos membros que fez a reivindicação para que houvesse o projeto em Aracoiaba, reforçou a importância da mobilização social da Comissão Gestora no engajamento do projeto, a fim de que haja aderência local e a proposta torne-se possível.

No momento, o projeto está na fase de estudo e aguarda diagnóstico do Grupo Index sobre a área, previsto para setembro, para então prosseguir o andamento da proposta de restauração ambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *