Equipe de gestão participativa delibera a favor do ajuste da vazão de água com liberação de uma onda de 130 l/s por até 10 dias.
Na manhã desta terça-feira (10), a Comissão Gestora do Açude Itapebussu reuniu-se de forma online com a Cogerh, juntamente com demais representantes da comunidade e membros do Comitê RMF. O encontro se deu através da plataforma Microsoft Teams e teve como objetivo discutir os andamentos da liberação do açude localizado em Maranguape.
No encontro, foram apresentados os dados do reservatório operando com a vazão definida na última reunião do dia 23 de julho de 80 l/s – sendo 30l/s para a população e 50l/s para a bacia hidráulica. Os gráficos mostram que o açude está atualmente com um volume de cerca de 5,74 hm³ – equivalente a 95,67% da capacidade total.
Dando prosseguimento à operação, a equipe técnica da Gerência Metropolitana apresentou propostas de simulações de ondas, visando o abastecimento da população. Em deliberação, a Comissão Gestora votou a favor da liberação de uma onda de 130 l/s, sendo 30l/s para a bacia hidráulica e 100 l/s para o rio durante até 10 dias. Os representantes da comunidade avisarão à Cogerh caso a liberação da onda possa ser encerrada antes de completar os 10 dias.