Decisão foi discutida durante reunião de acompanhamento da operação no reservatório
Na manhã desta terça-feira (26), aconteceu a reunião de acompanhamento do Açude Batente, realizada de forma presencial no auditório da Secretaria de Educação de Ocara. Estiveram reunidos os membros da Comissão Gestora e representantes da Comunidade local, juntamente com a Cogerh, além da presença de estudantes do curso de agronegócio da escola profissionalizante local. O objetivo do encontro foi discutir o andamento da operação de vazão de 120 l/s, definida na última reunião, ocorrida em 15 de julho deste ano.
Na ocasião, a ficha de evolução volumétrica do açude, exibidas por Marcos Meireles, técnico da Cogerh, apontaram que o reservatório localizado em Ocara está com 76% da sua capacidade total de 37 hm³. Os gráficos apresentados mostraram que o volume do açude após a vazão liberada no período entre 15/07 a 22/10 ficou acima do planejado, conforme os dados abaixo:
Em deliberação, ficou decidido entre os membros a continuidade da vazão de 120 l/s, acrescentando a liberação de uma onda de 350 l/s durante 10 dias. Além disso, foi acordado que a Comissão Gestora será avisada pela Cogerh a respeito do início da onda, ficando marcada nova reunião para dezembro, para discutir os resultados da operação final e a situação do açude junto ao Sisar e Saee de Morada Nova. Como encaminhamento, a equipe técnica da Cogerh fará um registro do açude via drone, para exibir para a Comissão no próximo encontro, junto à lista de usuários outorgados.