Nesta quarta-feira (19), membros da Comissão Gestora do Açude Batente reuniram-se com a equipe técnica da Cogerh para avaliar os resultados da operação 2024.2 no reservatório, localizado em Ocara.

Na ocasião, o Analista em Gestão de Recursos Hídricos, André Rufino, apresentou o histórico de alocação referente ao segundo semestre de 2024.

No dia 25 de junho, a Comissão Gestora aprovou a vazão média de 120 l/s, sendo 35 l/s para abastecimento humano através do SAAE de Morada Nova e Sisar Complexo Batente e Nova Vida, e 85 l/s para perenizar o rio, atendendo os municípios de Ocara e Morada Nova. No período, o Açude Batente registrava um volume de 44 milhões de m³, equivalente a 97% de sua capacidade.

Na reunião de acompanhamento, realizada no dia 6 de novembro, verificou-se que o açude apresentava um saldo positivo de 1,62 milhão de m³, correspondendo a uma diferença de 3,54% entre o volume simulado e o volume realizado.

Ainda considerando os estudos de simulação realizados pela Cogerh, em 31 de janeiro de 2025, o Açude Batente deveria chegar com 51,70% de sua capacidade, mas chegou com 61,58%, apresentando, portanto, um saldo positivo de 4,49 milhões de m³ de água.

Com a alocação finalizada, o reservatório encontra-se com um volume de 28,17 milhões de m³, equivalente a 62% de sua capacidade, conforme dados do Portal Hidrológico do Ceará.

Açude Batente – Ocara/CE. Foto: Cogerh.

O próximo encontro da Comissão Gestora ocorrerá entre julho e agosto de 2025, quando será definida a alocação para o segundo semestre.

Capacitação sobre Gestão Participativa

Maria de Jesus Lopes, Analista em Gestão de Recursos Hídricos, explicou o conceito de gestão participativa e deu ênfase no contexto de formação dos Comitês de Bacias e das Comissões Gestoras, importantes instâncias de participação e integração do planejamento e das ações na área dos recursos hídricos.

Na ocasião, também foram entregues as cartilhas infantis “A Gotinha Nossa de Cada Água” para serem trabalhadas nas escolas do município de Ocara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *