
Na sexta-feira (21), a Comissão Gestora do Açude Germinal reuniu-se com a Cogerh para avaliar os resultados da operação 2024.2 realizada no reservatório, localizado no município de Pacoti. Na ocasião, os membros também receberam uma capacitação sobre qualidade de água.
André Rufino, Analista em Gestão de Recursos Hídricos, apresentou o histórico de alocação referente ao 2º semestre de 2024.
No dia 12 de julho, a Comissão Gestora aprovou a vazão média de 28 l/s, sendo 13 l/s para abastecimento humano e 3 ondas de 100 l/s durante 10 dias para o rio Pacoti. No período, o Açude Germinal registrava um volume de 2,11 milhões de m³, equivalente a 100% de sua capacidade.
Na reunião de acompanhamento, realizada no dia 22 de novembro, verificou-se que o açude apresentava um saldo positivo de 240 mil m³, correspondendo à uma diferença de 11% entre o volume simulado e o volume realizado.
Ainda considerando os estudos de simulação realizados pela Cogerh, em 31 de janeiro de 2025, o Açude Germinal deveria chegar com 69% de sua capacidade, mas chegou com 94%, apresentando, portanto, um saldo positivo de 530 mil m³ de água.
Com a alocação finalizada, o reservatório encontra-se com um volume de 2,11 milhões de m³, equivalente a 100% de sua capacidade, conforme dados do Portal Hidrológico do Ceará.
O próximo encontro da Comissão Gestora ocorrerá entre julho e agosto de 2025, quando será definida a alocação para o segundo semestre.
Prognóstico da quadra chuvosa de 2025
Após o detalhamento da operação, André apresentou dados da pré-estação chuvosa de 2025.
Na Região Hidrográfica das Bacias Metropolitanas, foram registradas chuvas de 282,5 mm, portanto, acima do normal (93,4 mm). Já em Pacoti e Palmácia, choveu 357,6 mm, acima da média histórica do município (292,8 mm) e 430,7 mm, também acima da média histórica do município (309,5), respectivamente.
Sobre o prognóstico da quadra chuvosa de 2025 divulgado pela Funceme, compreendendo o período de fevereiro a abril, há 45% de probabilidade de chuvas dentro da normalidade, 35% abaixo dela e 20% acima da média, conforme aponta o gráfico abaixo:
Capacitação sobre Modelo de Gestão do Sisar
Cláudia Valéria, representante do Sisar BME, apresentou o Modelo de Gestão do SIsar, destacou seu gerenciamento, organograma, composição, modelo do Sisar no Brasil e no Ceará, suas responsabilidades e comunidades atendidas.
Além disso, Valéria apresentou a área e ações técnicas da instituição, esclareceu dúvidas a respeito da qualidade e tratamento da água, informando os tipos de tratamentos e produtos utilizados.