Na terça-feira (16), a Comissão Gestora do Açude Castro definiu a operação do reservatório até janeiro de 2025, em reunião de alocação promovida pela Cogerh, por meio da Gerência Regional das Bacias Metropolitanas.
O encontro ocorreu na Secretaria de Educação de Itapiúna, com a participação de representantes dos poderes públicos municipais e estadual, da sociedade civil e de usuários de água bruta da região. Na ocasião, também foi realizada a renovação da Comissão Gestora para o mandato de 2024 a 2028.
Patrícia Trajano, Técnica da Cogerh, apresentou aos participantes o trabalho desenvolvido pela Cogerh em parceria com os Comitês de Bacias Hidrográficas e com as Comissões Gestoras, bem como o papel desses colegiados na gestão das águas.
Em seguida, André Rufino, Analista em Gestão de Recursos Hídricos, explanou a evolução volumétrica do Açude Castro, que registra atualmente um volume de 33,94 milhões de metros cúbicos, equivalente a 54,47% da sua capacidade, de acordo com os dados do Portal Hidrológico do Ceará.
Dadas as informações gerais, André apresentou o histórico de alocação do reservatório e os cenários propostos para a operação 2024.2.
Entre as três propostas, a Comissão Gestora deliberou e aprovou a vazão média de 80 litros por segundo (l/s), sendo 30 l/s para abastecimento humano e 50 l/s para o rio para atendimento de pequenos irrigantes situados abaixo do reservatório.
Com isso, o volume do Castro ao fim de janeiro deverá ser equivalente a 37,1% de sua capacidade total. A última liberação de água para o rio havia sido em 2012.
Renovação da Comissão Gestora
Na ocasião, foi realizada a renovação da Comissão Gestora para o mandato de 2024-2028. Veja a nova composição por segmento:
Poder Público
- Prefeitura Municipal de Itapiúna
- Secretaria do Meio Ambiente de Itapiúna
- Secretaria de Agricultura de Itapiúna
- Coordenadoria da Defesa Civil
- Câmara Municipal de Itapiúna
- Secretaria de Infraestrutura de Itapiúna
Sociedade Civil
- Associação Comunitária de Poço da Tábua
- Associação Comunitária de Fazenda Velha
- Comunidade de Lázaro
- Associação Carnaubinha dos Bezerras
- Associação Comunitária de Agricultores do Sabiá
- Associação Comunitária Carnaubinha Caieira
Usuários de Água
- Cagece Itapiúna
- Sisar BBA Quixadá
- Associação dos Municípios do Maciço de Baturité para o Saneamento Ambiental