Na última sexta-feira (8), membros da Comissão Gestora do Açude Germinal reuniram-se com a Cogerh para avaliar os resultados da operação 2023.2 no reservatório, localizado no município de Pacoti, onde ocorreu o encontro. 

A operação 2023.2 foi definida em reunião no dia 1 de Agosto pela Comissão com a vazão de 28 l/s. Na época, o açude constava um volume equivalente a 100% de sua capacidade. 

Agora, com a alocação finalizada, o açude registra um volume de 2,11 milhões de m³, equivalente a 100% de sua reserva total. Confira abaixo a comparação volumétrica:

“Sobre a evolução volumétrica do Açude Germinal, eu gostaria que tivéssemos este comportamento em todo o reservatório do estado do Ceará, visto que desde o início do monitoramento, ele vem sangrando todos os anos e de 2023 para 2024 ele tem sangrado praticamente o ano todo e isso é excelente”, informou André Rufino, Analista em Gestão de Recursos Hídricos, a respeito da situação do açude durante sua apresentação de avaliação dos resultados da operação.

“A segunda reunião de acompanhamento não se fez necessária pois foi observado que o comportamento do açude é bastante constante e estava atendendo todas as demandas que a comissão gestora solicitou.” Complementou Johny Santos, Coordenador de Operação da Gerência Regional das Bacias Metropolitanas, a respeito do comportamento do açude nessa última operação.

Também foi informado durante a reunião, que a Cogerh emitiu uma nota técnica onde a mesma indica que quando o açude estiver sangrando, será necessário abrir a  Tomada D’água, visando sua renovação para evitar o acúmulo de sedimentos.

Em seguida, André Rufino, Analista em Gestão de Recursos Hídricos, apresentou o prognóstico da quadra chuvosa de 2024 de fevereiro a abril e afirmou que, segundo a Funceme, teremos 45% de probabilidade de chuvas abaixo do normal, 40% anormal e apenas 15% acima da média.

A operação finalizada alocou um volume equivalente a 0,72 milhões de m³ e atendeu ao abastecimento do município de Palmácia. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *