Nesta terça-feira (12), membros da Comissão Gestora do Açude Malcozinhado reuniram-se com a Cogerh para avaliar os resultados da operação 2023.2 no reservatório, localizado no município de Cascavel. O encontro ocorreu no Núcleo de Arte e Cultura – Cascavel.

A operação 2023.2 foi definida em reunião no dia 18 de Agosto pela Comissão com a vazão de 80 l/s. Na época, o açude constava um volume equivalente a 95,90% de sua capacidade. 

Agora, com a alocação finalizada, o açude registra um volume de 32,84 milhões de m³, equivalente a 86,21% de sua reserva total, com uma vazão média de 80 l/s, sendo 65 l/s destinados para ETA Cascavel, 10 l/s para SAAE Pindoretama e 5 l/s para outros usos . Confira abaixo a comparação volumétrica:

“De acordo com a nossa simulação, no dia 31 de janeiro o açude chegaria com um volume de 29,5 milhões de m³ e na realidade chegou com um um volume de 27,44, uma diferença de 5%, ficando abaixo do que tínhamos simulado. Uma das explicações pode ser a evaporação do açude. Após uma atualização dos dados, essa diferença baixou para 3%, sendo assim, o problema foi solucionado”, informou André Rufino, Analista em Gestão de Recursos Hídricos, a respeito da situação do açude durante sua apresentação de avaliação dos resultados da operação.

Em seguida, André Rufino, Analista em Gestão de Recursos Hídricos, apresentou o prognóstico da quadra chuvosa de 2024 de fevereiro a abril e afirmou que, segundo a Funceme, teremos 45% de probabilidade de chuvas abaixo do normal, 40% anormal e apenas 15% acima da média.

A operação finalizada alocou um volume equivalente a 1,15 milhões de m³ e atendeu ao abastecimento do município de Cascavel.     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *