Equipe delibera a favor da vazão máxima permitida pelo CBH RMF de 80 l/s e sugere reunião de acompanhamento da liberação
Na manhã desta sexta-feira (23), a Cogerh reuniu-se de forma online com a Comissão Gestora do Açude Itapebussu, além de demais representantes da comunidade e membros do Comitê RMF. O encontro se deu através da plataforma Microsoft Teams e teve como objetivo discutir a vazão de alocação do açude localizado em Maranguape.
Na ocasião, foi apresentado que o reservatório possui atualmente um volume de cerca de 5,95 hm³ – equivalente a 99,15% da capacidade total. O açude Itapebussu foi construído em 2006 pelo Governo Federal e é monitorado desde 2008, sendo também conhecido por sangrar todos os anos.
Dentre as quatro propostas apresentadas no encontro, a comissão deliberou pela vazão máxima aprovada pelo Comitê de Bacias da Região Metropolitana de Fortaleza de 80 l/s, sendo 30 l/s destinados à população e 50 l/s para a bacia hidráulica. Foi acordado entre os presentes que na próxima segunda-feira (26), a comissão será avisada pela Cogerh sobre o momento exato do início da liberação. Além disso, foi definido que haverá uma nova reunião no dia 10 de agosto para discutir o acompanhamento da operação realizada.