Nesta terça-feira (06), a Comissão Gestora do Açude Malcozinhado definiu a operação do reservatório até janeiro de 2025, em reunião de alocação promovida pela Cogerh, por meio da Gerência Regional das Bacias Metropolitanas. O encontro ocorreu no Núcleo de Arte e Cultura de Cascavel.
Patrícia Trajano, Técnica da Regional, apresentou aos participantes o trabalho desenvolvido pela Cogerh em parceria com os Comitês de Bacias Hidrográficas e com as Comissões Gestoras, bem como o papel desses colegiados na gestão das águas.
Em seguida, André Rufino, Analista em Gestão de Recursos Hídricos, explanou a evolução volumétrica do Açude Malcozinhado, que registra atualmente um volume de 36,96 milhões de metros cúbicos, equivalente a 97% da sua capacidade, de acordo com os dados do Portal Hidrológico do Ceará.
Dadas as informações gerais, André apresentou o histórico de alocação do reservatório e os cenários propostos para a operação 2024.2.
Entre as três propostas, a Comissão Gestora deliberou e aprovou a vazão média de 90 litros por segundo (l/s), sendo 85 l/s para abastecimento humano e 5 l/s para usos difusos na bacia.
Conforme a simulação, ao final da operação, em 31 de janeiro de 2025, o açude chegará com um volume percentual de 74,2%.