Nesta terça (06) e quarta-feira (07), a cidade de Jaguaribara foi palco da 3ª Reunião Ordinária do Fórum Cearense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FCCBH). O evento reuniu representantes dos doze Comitês de Bacias do Ceará para  trocar experiências e discutir temas relevantes para a gestão dos recursos hídricos no Ceará.

O Comitê das Bacias Hidrográficas da Região Metropolitana de Fortaleza foi representado pelo atual Presidente do colegiado, Áquila Gondim, pelo Secretário, Reudson de Souza, e pela Secretária-Adjunta, Joseline Aragão.

A abertura do evento contou com a fala do Secretário Executivo dos Recursos Hídricos do Ceará, Israel Portela, que destacou a importância da integração entre os comitês de bacias e as políticas estaduais de recursos hídricos.

O Diretor de Operações da Cogerh, Tercio Tavares, apresentou um panorama sobre a política de segurança de barragens do Ceará e detalhou o plano de recuperação de barragens executado pela Cogerh. Em sua fala, Tercio destacou a relevância do evento: 

“É uma reunião muito oportuna, onde apresentamos nossas ações, compartilhamos relatos de atividades e também discutimos desafios da gestão de Recursos Hídricos em algumas situações“.

Capacitações

Durante o evento, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), por meio da especialista Brígida Miolo, trouxe uma pauta inovadora, abordando o Hidrogênio Verde como uma alternativa sustentável para o futuro energético do estado.

Já no campo dos desafios e estratégias para enfrentar as mudanças climáticas, a Funceme fez uma apresentação sobre o tema. O palestrante foi o pesquisador da instituição, Francisco Júnior. A apresentação ressaltou a necessidade de adaptação e resiliência diante das variações climáticas.

Além disso, os participantes puderam entender melhor acerca da Atualização do Marco Legal do Saneamento Básico (Lei 14.026 de 15 de julho de 2020), por meio de conversa com o Gerente de Universalização e Concessão da Cagece, Veroneide Fernandes.

Condutas Vedadas aos Agentes Públicos durante as eleições

Os membros de Comitês de Bacias presentes receberam orientações de condutas vedadas para atuação durante o período eleitoral do ano de 2024. O momento foi conduzido pelas jornalistas Marina Filgueiras e Ana Luiza Soares, da Secretaria de Recursos Hídricos e Cogerh, respectivamente.

A programação finalizou com uma breve apresentação dos 12 (doze) Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs), em que cada CBH expôs suas atividades e desafios, proporcionando uma visão ampla e detalhada das ações em diferentes regiões do estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *