Na última sexta-feira (15), a Cogerh reuniu-se com a Comissão Gestora do Açude Penedo para avaliar os parâmetros de alocação aprovados em plenária pelo Comitê de Bacias Hidrográficas da Região Metropolitana de Fortaleza. O encontro ocorreu no Balneário Bar do Papai, em Maranguape.

Em razão de novas informações repassadas pela Cagece durante a reunião, não foi possível deliberar sobre os parâmetros e um novo estudo deverá ser feito pela equipe de operação da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e apresentado em uma nova reunião, marcada para o dia 26 de julho de 2023.

Após a leitura e aprovação da ata da reunião de avaliação ocorrida em janeiro deste ano, os membros da Comissão discutiram demandas acerca do reservatório e esclareceram assuntos relacionados à sua regularização. Johny Santos, Coordenador do Núcleo de Operação das Bacias Metropolitanas, aproveitou a oportunidade para esclarecer sobre o papel desempenhado pela Cogerh e o trabalho de gestão participativa desenvolvido pela Companhia:

“Nós, como trabalhamos de forma participativa, estamos aqui com a comunidade e com a Comissão Gestora para chegarmos em um ponto comum a fim de buscar a melhor maneira de regularizar, de forma gradativa e consciente, determinadas questões. E esse diálogo é importante porque vai ser disseminado para o restante da população. O nosso objetivo aqui, portanto, é proteger o manancial e manter sua qualidade, e esse objetivo só vai ser alcançado se todos aqui trabalharem juntos”, comentou o técnico.

Na sequência, Sílvio Nunes, Coordenador da Comissão, falou sobre a importância de promover atividades voltadas à educação ambiental junto à Comissão:

“Com educação ambiental, a gente pode identificar pontos do Açude onde há água com menor qualidade, para então fazermos coleta e análise a cada mês em parceria com a Cagece”, pontuou.

Por fim, foi sugerido um encontro para tratar sobre a Lei que regulamenta as Áreas de Preservação Permanente (APP) e sobre o processo de solicitação de Outorga. A próxima reunião está marcada para acontecer no dia 26 de julho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *