A Comissão Gestora do Açude Pesqueiro e a Cogerh, por meio da Gerência Regional das Bacias Metropolitanas, reuniram-se na última sexta-feira (25) para definir a vazão para operação no reservatório para o segundo semestre de 2023. O encontro ocorreu na Secretaria do Meio Ambiente do município de Capistrano, marcando a primeira Reunião de Alocação Participativa da Comissão Gestora.

Na ocasião, André Campelo, Técnico de Operação da Cogerh, informou os resultados da quadra chuvosa do período de fevereiro a maio de 2023, que registrou, na Região Metropolitana, chuvas entre 800 a 1000 milímetros.

Em seguida, André apresentou a ficha de evolução volumétrica do Açude Pesqueiro, que registra um volume atual de 10,03 milhões de metros cúbicos (m³) de água, equivalente a 99,82% da sua capacidade total.

Dadas as informações gerais sobre o reservatório, localizado na sub-bacia do Rio Pesqueiro, André explanou o histórico de alocações e os cenários propostos para a operação 2023.2. 

Dentre as quatro propostas, a Comissão Gestora aprovou a vazão de 90 litros por segundo (l/s), sendo 40 l/s para abastecimento humano e irrigação, e 50 l/s para perenização do rio.

Feita a deliberação, Maria de Jesus Lopes, Analista em Gestão de Recursos Hídricos, explicou aos membros da Comissão o que é uma alocação participativa e sobre como é feita a gestão das águas através de um método participativo adotado pela Cogerh, além de relatar o cenário hídrico do Ceará.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *