O Comitê da Bacia Hidrográfica da Região Metropolitana de Fortaleza (CBH-RMF) realizou no último dia 13 de dezembro de 2012, no auditório do Espaço das Águas, na Cogerh, sua 30 ª Reunião Ordinária.
Na pauta constaram, informes gerais, explanação da participação do CBH-RMF no XIV Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB) acontecido no período de 06 a 09 de novembro de 2012 em Cuiabá, Mato Grosso, escolha do Secretário Adjunto do CBH-RMF, escolha de duas (2) instituições para compor o Poder Público Estadual/Federal e escolha de dois representantes do Comitê para participarem do Conselho Gestor do Parque Botânico do Ceará.
Raimundo José Reis Félix, Vice-Presidente do CBH-RMF, representou o Comitê no XIV ENCOB e pela sua avaliação, foi bastante proveitoso, mesmo com um grande número de evasão dos participantes nos momentos de discussão. O próximo ENCOB será realizado no Rio Grande do Sul.
Márcia Caldas, Coordenadora de Gestão da Gerência Metropolitana da Cogerh, fez um relato sobre a situação do açude Acarape do Meio, que no momento encontra-se com 27% de sua capacidade, liberando apenas 200 l/s em virtude do alto nível de evaporação ocorrido em 2012.
Michele Mourão Matos, Presidente do CBH-RMF, falou sobre a parede da barragem Itapebussu, ressaltando que a obra já foi concluída havendo um ganho de aproximadamente 3 milhões de m³ na capacidade total do reservatório.
Na sequência da pauta, foi escolhida a Secretária Adjunta para compor a Diretoria do CBH-RMF, sendo eleita pelo colegiado Cláudia Bezerra, do Grupo de Interesse Ambiental (GIA).
Na discussão sobre as duas vagas para compor o colegiado do CBH-RMF, ficou decidido que o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) fará parte do CBH-RMF, a Funasa e o Incra também serão convidados para uma próxima eleição.
Na pauta sobre o Conselho Gestor do Parque Botânico do Ceará. O colegiado decidiu e elegeu João Batista Ponte (titular) e Michele Mourão Matos (suplente) como representantes.
Em seguida a Analista em Gestão de Recursos Hídricos, Ana Koelfat, fez uma apresentação sobre “Os Avanços e Desafios do CBH-RMF no Ano de 2012”. O que se pôde perceber é que o Comitê vem contribuindo a cada dia para o desenvolvimento socioeconômico e melhoria da qualidade de vida da população nas Bacias Metropolitanas enquanto vetor das discussões relevantes sobre gestão de recursos hídricos.
Participaram 61 pessoas entre membros do CBH-RMF e convidados. A reunião foi encerrada com sorteios de brindes, amigo secreto e uma confraternização natalina.