Na manhã desta terça-feira (9), membros do Comitê da Bacia Hidrográfica da Região Metropolitana de Fortaleza reuniram-se ordianariamente, de forma online, através da plataforma Microsoft Teams. Na ocasião, foram discutidos resultados da cartilha infantil, a criação de edital de concurso que premiará ações inovadores sobre uso racional de água, produtor de água e preservação de nascentes, como também a elaboração do conteúdo da cartilha sobre saneamento básico e gestão dos recursos hídricos.
Além disso, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – FUNCEME, representada pela Dra Mayre Sakamoto, apresentou o prognóstico das chuvas para o próximo trimestre no Estado. A Secretaria dos Recursos Hídricos – SRH, representada por Márcia Caldas, também fez uma apresentação sobre o resultado da cartilha “A gotinha nossa de cada água”, trabalhada em alguns municípios das Bacias: Metropolitana, Curu e Litoral.
Os membros do comitê, presentes na reunião, sugeriram a elaboração de duas comissões; uma para a criação do edital do concurso, outra para a criação da cartilha com o conteúdo sobre saneamento básico e gestão dos recursos hídricos. A primeira comissão foi formada pela Secretaria Executiva e a diretoria do Comitê, enquanto a comissão para elaboração do conteúdo da cartilha ficou formada pelas seguintes instituições: Associação dos Municípios de Baturité – Amab, Solar – Coca Cola, Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Abes, Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh, Grupo de Interesse Ambiental – GIA e Associação Lagoa São João, Universidade Federal do Ceará – UFC e o Consenhor Regional de Engenharia e Arquitetura – Crea. O edital está previsto para ser lançado no final do primeiro semestre e até setembro será a premiação do projeto vencedor.
Por fim, Alexandre Belém, membro da Câmara Técnica do Meio Ambiente, apresentou aos presentes membros do Comitê de Bacias Hidrográficas o ofício elaborado na última reunião da câmara. Este documento foi aprovado pelo comitê e será posteriormente encaminhado ao Conselho para regularização do uso de motores à combustão nos reservatórios do Estado.