Comitê das Bacias Hidrográficas da Região Metropolitana de Fortaleza (CBH-RMF) realizou, nesta quinta-feira (5), a sua 78ª Reunião Ordinária. O encontro ocorreu na sede da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), em Fortaleza.

Na ocasião, foi realizada uma Capacitação em Comunicação sobre produção e edição de vídeo pelo celular, além da ocupação de uma vacância no segmento Usuários. 

Preenchimento de vacância

Celineide Pinheiro, Analista da Gerência de Gestão Participativa da Cogerh, conduziu o processo de preenchimento da vacância no segmento Usuários.

Informou que na ocasião da 77ª Reunião Ordinária do Comitê, no dia 17 de outubro, foi divulgada uma vaga no segmento Usuários, e no dia 25 de novembro, foi lançado o edital de convocação formalizando o processo.

Atendendo ao prazo final de envio da documentação e cumprindo os critérios estabelecidos no edital, a empresa Sumitomo Chemical, única instituição candidata, foi eleita pela plenária a compor a vaga.

Vitória Natália, indicada como representante titular da instituição, apresentou o trabalho desempenhado na Sumitomo Chemical, que atua no desenvolvimento, fabricação e venda de defensivos agrícolas em toda a América Latina:

“Nosso objetivo é promover o bem-estar da sociedade através de soluções agrícolas sustentáveis para a produção de alimentos, vários dos produtos que produzimos hoje são de origem biológica e 100% naturais, e foi pensando nessas ideias e promoções sustentáveis, que consideramos que o nosso propósito está alinhado com o CBH-RMF”.

Capacitação em Comunicação

A capacitação foi conduzida pelas palestrantes Luana Maciel e Maria do Carmo, técnicas do Núcleo de Gestão da Gerência Regional das Bacias Metropolitanas.

O evento teve como objetivo capacitar os membros do CBH-RMF acerca da melhor forma de gravar, editar e postar vídeos.

A capacitação foi dividida em três módulos interativos:

  • Celular como ferramenta de produção de conteúdo
  • Edição básica de vídeo: Conhecendo o aplicativo CapCut
  • Hora de publicar: Como postar vídeos no Instagram

Os módulos destacaram o potencial do celular como uma ferramenta indispensável para criação de conteúdos de qualidade, desde a captação de imagens até a organização de ideias para postagens. Os participantes aprenderam técnicas essenciais de edição de vídeo usando o aplicativo CapCut, uma plataforma de edição de vídeos acessível e eficiente.

Em seguida, foi proposto um momento de interação para colocar em prática os conteúdos abordados. Com o uso do celular, os participantes puderam captar cenas em diferentes ambientes, para depois, com orientação das palestrantes, editarem seus vídeos usando as técnicas e dicas aprendidas.

Por último, a plenária pôde compreender o processo de publicação de seus vídeos na rede social do Instagram, com foco na ferramenta Reels, mecanismo que permite criar vídeos curtos de até 90 segundos, com diversas funções de edição e alto poder de alcance. 

Eixão das Águas

Além disso, o Secretário de Recursos Hídricos do Ceará, Ramon Rodrigues, parabenizou o CBH-RMF pelos trabalhos realizados em 2024, destacando a importância da atuação do colegiado:

“Acompanho de perto o trabalho dessa equipe do Comitê das Bacias Metropolitanas, vejo a dedicação de todos, o presidente Áquila hoje encontra-se em Tocantins, no encontro dos Comitês da região Norte, e é fundamental essa troca de experiência”.

Ramon também deu um parecer acerca das últimas ordens de serviço para a execução das obras de duplicação do Eixão das Águas nos trechos 3,4 e 5, assinadas na terça-feira (3), em cerimônia no Palácio da Planalto, em Brasília.

O momento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do governador do Ceará, Elmano de Freitas, e do diretor de Planejamento e Relações Institucionais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Nelson Barbosa.

Com 256 km de extensão, o Eixão é um conjunto de canais e sifões adutores de água bruta, que liga o Açude Castanhão, maior reservatório de água doce do Brasil, ao Porto de Pecém, na Região Metropolitana de Fortaleza, atendendo três distritos industriais (Maracanaú, Horizonte e Pacajus) e os distritos de irrigação Jaguaribe–Apodi e Tabuleiro de Russas. A obra alcançará 27 municípios, beneficiando 4,1 milhões de pessoas. 

Sobre a importância do projeto para as Bacias Metropolitanas, destacou:

“A duplicação do Eixão das Águas é fundamental, pois numa situação de necessidade, garante o uso da água sem impactar negativamente as atividades produtivas. Então já foi fechado o primeiro empréstimo e o segundo já obteve aprovação”.

Em seguida, o Gerente Regional das Bacias Metropolitanas, Rodrigo Vasconcelos, saudou os presentes e agradeceu a parceria do Comitê em mais um ano de trabalho:

“O Comitê é bastante ativo, suas Comissões Gestoras também, e é isso que engrandece o trabalho, uma gestão compartilhada e continuada”.

Rodrigo também informou que neste ano foi realizada batimetria no Açude Torrões, situado em Itapiúna, e no Açude Hipólito, em Acarape, e embora não sejam reservatórios monitorados pela Cogerh, contribuem para o abastecimento e irrigação dos respectivos municípios. Os relatórios serão apresentados na próxima reunião do colegiado.

Além disso, serão feitas outras batimetrias nos reservatórios Maranguapinho, localizado no município de Maranguape, e Germinal, no município de Palmácia.

Confraternização

A programação foi encerrada com um momento de confraternização entre os membros. Foram realizados sorteios de brindes, oferecidos pelo Beach Park, e entrega das camisas oficiais do CBH-RMF.

A reunião contou com a participação de 42 membros do CBH-RMF e 9 convidados entre técnicos da Cogerh e de outras instituições visitantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *