Encontro aconteceu de forma híbrida na quinta, enquanto na sexta foi realizado na Assembleia Legislativa

Nos dias 16 e 17 de dezembro, foi realizada a última reunião ordinária do Fórum Cearense de Comitês de Bacias de 2021. O encontro reuniu diretorias e representantes de instituições convidadas como a Sema, Sohidra, Semace e SRH. Na quinta, o evento ocorreu de forma híbrida no auditório Espaço das Águas, na sede da Cogerh, enquanto na sexta, aconteceu presencialmente com transmissão pelo canal da TV Assembleia. O objetivo da conferência foi discutir as programações do Fórum e as principais demandas de cada Comitê.

No primeiro dia do encontro, foram avaliadas as atividades que o Fórum Cearense de Comitês realizou, assim como a discussão e planejamento para 2022. Além disso, houve momento de troca de experiências sobre a gestão das doze bacias do Estado, deliberando, também, entre os presidentes e representantes de cada comitê, a viabilidade de reunirem-se com o governador Camilo Santana para apresentação das principais demandas e reivindicações de cada região hidrográfica.

No encontro desta sexta, ocorrido na Assembleia Legislativa com transmissão para TV aberta ao público, foi lembrada entre os presentes a iniciativa da criação do Parque das Águas – nomeação para a unidade de criação nos açudes Riachão, Pacoti e Gavião – Açudes da Região Metropolitana. Além disso, foi sugerido entre os membros a protocolação para oficializar o dia 17 de setembro como o dia dos Comitês de Bacias e dos militantes da água.

À direita, Carlos Antônio Mariano, presidente de CBH RMF.

Representando o CBH RMF na ocasião, o presidente Carlos Antônio Mariano agradeceu a atenção da Semace a respeito de todos os pedidos do Comitê da RMF. Sobre o projeto de conservação, Mariano questionou à Sema a respeito da participação do município de Aquiraz nas Audiências Públicas. Em resposta ao presidente, Maria Dias, secretária executiva do meio ambiente, explicou ao público: “Faremos consultas, que ainda irão acontecer. Iremos discutir ainda hoje e elaborar o calendário de cada consulta junto à Cogerh, SRH, e Nippon [grupo de consultoria ambiental]”. A secretária garantiu que propostas para o projeto ainda poderão ser aceitas e ressaltou a disposição da Cogerh em colaborar na mobilização para as consultas públicas através do CBH RMF.

Como encaminhamento, o deputado Acrísio Sena, que conduziu a reunião na Assembleia, sugeriu um encontro voltado para uma maior integração entre AJA – Programa Agente Jovem Ambiental, Comitês de Bacias e consórcios públicos com foco em manejos ambientais. Por fim, o deputado, que é Presidente da Comissão de Recursos Hídricos, agradeceu a presença de todos e celebrou as conquistas dos comitês: “Mesmo com a pandemia, fizemos o máximo para exercer esse papel dentro da comissão e conseguimos o ingresso dos Comitês no Coema [Conselho Estadual de Meio Ambiente]”.
Deputado Acrísio Sena, Presidente da Comissão de Recursos Hídricos conduzindo Reunião do Fórum Cearense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *