As bacias da Região Metropolitana de Fortaleza são as principais receptoras da alocação
Nesta quinta, 1° de Julho, acontecerá o Seminário de Alocação dos Vales Jaguaribe e Banabuiú. Na ocasião, serão definidas as vazões de operação do sistema integrado compreendido pelos reservatórios Castanhão, Orós e Banabuiú, os maiores do Ceará. O evento terá transmissão ao vivo pelo canal oficial do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú no YouTube, sendo retransmitido no perfil oficial do CBH RMF no facebook. A operação nos reservatórios será realizada no período de junho de 2021 a janeiro de 2022.
A Alocação Negociada de Água é a concretização da operação participativa dos reservatórios cearenses. As faixas de vazões são propostas pela COGERH, com a participação do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), no caso dos açudes da União, com base nas experiências anteriores, na situação atual do açude e no resultado das simulações, sendo posteriormente apresentada aos Comitês de Bacia para aprovação.
Em anos extremamente críticos de escassez hídrica, o Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CONERH) poderá estabelecer os limites de oferta hídrica. Participam deste momento os Comitês das Bacias Hidrográficas da região dos Vales do Jaguaribe e Banabuiú com representação de diferentes setores da sociedade.