Equipe delibera a favor da vazão máxima permitida pelo CBH RMF de 40 l/s
Na manhã desta terça-feira (13), ocorreu a reunião de alocação do Açude Penedo, através da plataforma Microsoft Teams. Estiveram reunidos representantes da Comunidade e da Prefeitura de Maranguape, juntamente com a Cogerh, a fim de discutir a vazão ideal para a alocação do reservatório localizado em Penedo, distrito de Maranguape.
Na ocasião, foram exibidas a ficha técnica e a evolução volumétrica do açude Penedo ao longo dos últimos anos, apresentadas pelo gerente das bacias metropolitanas, Krishna Martins. Foi mostrado que o reservatório conta atualmente com um volume de 1,27 hm³, equivalente a 66,05% da capacidade total.
Em deliberação, foi definida pelos presentes na reunião a vazão máxima permitida pelo Comitê de Bacias Metropolitanas de 40 l/s para a alocação do açude, sendo finalizada em fevereiro de 2022. Além disso, a Cagece se comprometeu, durante a reunião, que fará melhorias no sistema de distribuição de água, a fim de diminuir a retirada de água do açude Penedo. Confira abaixo dados da simulação da operação, conforme a vazão definida: