Medidas de reparo na comporta do reservatório também foram discutidas no encontro

Reservatório está com volume confortável de 76% de sua capacidade. Foto: Reprodução/Cogerh

Na manhã desta sexta-feira (18), foi realizada a Reunião de Avaliação da Operação 2021.2 no Açude Batente. O encontro se deu por meio de videoconferência, onde membros da Comissão Gestora do reservatório e a Cogerh discutiram o saldo positivo da liberação, além de reparo no sistema de saída da água no açude de Ocara.

Quanto à operação 2021.2, os dados exibidos em reunião por Krishna Martins, Gerente das Bacias Metropolitanas de Fortaleza, mostraram que houve saldo positivo na liberação. Segundo o simulado, o reservatório deveria chegar em 01/02/2022 com um volume de 20 hm³, tendo sido beneficiado com aporte de chuvas e finalizado nesta data com 26 hm³ – equivalente a 72% de sua capacidade. Confira o gráfico exibido em reunião:

Dados mostram relação entre o volume simulado para a operação no açude e o que de fato foi realizado. Fonte: Cogerh

Quanto ao atual volume de 30 milhões de m³ (81,2%) do reservatório, o gerente destacou o cenário favorável: “estamos esperando que em abril o Batente sangre. Mesmo que isso não aconteça, ele está com volume muito bom. Porém, ainda assim teremos cautela em usá-lo no segundo semestre, como sempre”, avaliou Krishna.

Além do fim da operação, foi discutido entre os presentes a previsão de que em abril a Gerência de Manutenção da Cogerh irá operar com um mergulhador técnico no reparo da tomada d’água do reservatório, a fim de controlar melhor o fluxo na comporta. A previsão é de que no mês de maio o fluxo já esteja controlado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *