Ação foi realizada com apoio da Unilab e contou com a presença das instituições e usuários do açude

Colaboradores da Gerência Regional das Bacias Metropolitanas e da Assessoria Ambiental da Cogerh foram até à Unilab, em Redenção, receber a doação de mudas para o plantio.

Como parte da programação do Dia Mundial da Água, a Cogerh promoveu, na manhã desta quarta-feira (23), o plantio de 100 mudas nativas no entorno do Açude Aracoiaba – localizado no município de mesmo nome, a 73 km de Fortaleza. A iniciativa – nomeada como Projeto Reflorestar – teve apoio da Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira) no fornecimento das mudas e contou com a participação de membros do CBH RMF, da Comissão Gestora, além da comunidade local.

 

Raimundo Rocha, agrônomo e representante da Secretaria de Agricultura na Comissão Gestora, ressaltou no evento a importância da ação para a perpetuação de espécies na região:

 “No nosso caso de clima semiárido, quando surge uma condição favorável, algumas sementes que estão depositadas no solo germinam e formam mudas. Entretanto, a ação humana através de técnicas de preparo de solo e o extrativismo vegetal podem eliminar esse banco de sementes que estão armazenados. Por isso, vemos a importância de reflorestar as áreas de matas em torno de rios, açudes e nascentes: proteger o leito de erosões”, destacou o agrônomo.

Membros presentes uniram-se em prol da ação do plantio, dividindo-se entre os processos de cava, preparo de cal e plantio.

Além do plantio, também houve doação de mudas de espécies como Aroeira medicinal, Jucá, Ingá e Sabiá aos membros da Comissão Gestora, do Comitê de Bacias Metropolitanas e da comunidade local presentes. A expectativa é de que as mudas plantadas sejam beneficiadas pelo atual período de chuvas da região.

Confira vídeo sobre a ação realizada:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *