Fórum Cearense de Comitês de Bacias Hidrográficas reconhece contribuições relevantes à gestão dos recursos hídricos

A 3ª reunião ordinária do Fórum Cearense de Comitês de Bacias Hidrográficas em 2023 ocorreu nesta terça (20) e quarta-feira (21), no Hotel Mareiro, em Fortaleza. Durante o evento, foram homenageadas pessoas que desempenharam um papel fundamental na gestão dos recursos hídricos do Estado do Ceará, recebendo a prestigiada Comenda Antônio Zaranza, em alusão a um dos técnicos mais notados no setor de meteorologia e recursos hídricos do Estado do Ceará.

A solenidade de abertura contou com a presença do Secretário dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro, e do Presidente da Cogerh (Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos), Yuri Castro, que ressaltaram a importância do evento para a discussão e o planejamento das ações relacionadas aos recursos hídricos no estado. O Superintendente da Sohidra (Superintendência de Obras Hidráulicas), Paulo Ferreira, também esteve presente, reforçando o compromisso do órgão com a gestão adequada e sustentável dos recursos hídricos.

Entrega da Comenda Zaranza

Os escolhidos foram indicados pelos integrantes dos Comitês de cada bacia hidrográfica em assembleia geral realizada previamente. O colegiado do CBH-RMF homenageou as seguintes pessoas:

Claudio Maurício Gesteira (in memoriam), ex-gerente das Bacias da RMF da Cogerh, recebido por sua filha, Isabela Gesteira
Silvanar Soares, da Associação do Desenvolvimento Comunitário de Lagoa de São João, em Aracoiaba, membro do Comitê desde sua criação

Programa Produtor de Água

Na pauta da reunião, foram abordados temas cruciais para a preservação e a gestão dos recursos hídricos, com destaque ao Programa Produtor de Água, criado via lei do município do Crato.

A iniciativa, desenvolvida na região do Cariri, busca incentivar práticas de conservação e uso responsável da água por parte dos produtores rurais. O objetivo é promover a preservação das nascentes e dos cursos d’água, contribuindo para a disponibilidade hídrica no estado através da manutenção da vazão total.

Weber Girão, da Aquasis, e Hugo Rocha, prestador de serviços para a SAAEC, explicaram como os produtores têm um programa de educação ambiental, como trilhas e oficinas com escolas e restauração de rios artificiais para atendimento de comunidades.

O Fórum encaminhou uma inclusão dessa pauta para a próxima reunião do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Ceará (Conerh).

Cadastro de Usuários de Água

Além disso, foi avaliado o andamento do projeto de Cadastro de Usuários de Água nas bacias hidrográficas do Estado, uma medida que visa conhecer e monitorar o uso da água por diferentes usuários. Esse projeto desempenha um papel crucial na gestão eficiente e sustentável dos recursos hídricos, permitindo a adoção de medidas adequadas para o manejo dos recursos.

Marcílio Caetano, gerente de Outorga e Fiscalização da Cogerh, mostrou aos presentes as regiões em que o cadastro já foi feito (Acaraú e Coreaú), as que estão sendo realizadas (Serra da Ibiapaba e Sertões de Crateús) e as que faltam (as oito bacias restantes).

Para finalizar, cada diretoria dos 12 Comitês apresentou as ações realizadas no 1º semestre de 2023 em suas regiões e o calendário de atividades previstas para o restante do ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *