Comissão Gestora do açude esteve reunida de forma online com a Cogerh nesta terça (09), a fim de discutir os resultados da operação

Açude Aracoiaba foi construído em 2002 e tem capacidade de 162 hm³. Imagem: Reprodução/Cogerh

Na manhã desta quarta-feira (09), a Comissão Gestora do Açude Aracoiaba reuniu-se com a Cogerh, por meio de videoconferência, para analisar os resultados da operação 2021.2 feita no reservatório. Acordada em reunião no dia 27 de julho com vazão de 315 l/s, a alocação foi finalizada no primeiro dia do mês de fevereiro de 2022, apresentando saldo positivo devido ao aporte de chuvas.

Segundo o acordado para a operação, a previsão é de que o açude chegaria em 01/02 com 61,9% da capacidade. Já os dados apresentados em reunião por Marciana Barbosa, técnica da Cogerh, mostraram que em 01/02 – data do fim da operação – houve um saldo positivo da alocação do açude, estando com 116,87 hm³, equivalendo a 72% da sua capacidade, decorrente das chuvas ocorridas na região. Confira o gráfico:

Dados mostram relação entre o volume simulado para a operação no açude e o que de fato foi realizado. Fonte: Cogerh.

Marciana explica a variação do volume do açude a partir do gráfico: “observamos que a partir de 01 de janeiro até 01 de fevereiro houve um aporte significativo. Isso ocorreu em consequência das chuvas, o que já reduz o processo de evaporação e nos faz esperar que ele sangre”.

Além da participação da Comissão Gestora, estiveram presentes também demais usuários interessados na gestão hídrica do açude. Foto: Reprodução

Satisfeito com o resultado da operação, Silvanar Soares, membro da Comissão Gestora pelo Instituto de Desenvolvimento Familiar, declarou em reunião:

“Fico feliz de participar de todo esse processo e saliento a importância da gestão participativa dos recursos hídricos e de uma comissão gestora atuante para resultados como esse”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *