Membros da Comissão Gestora e demais interessados no uso do açude avaliaram a operação finalizada com saldo positivo

Açude possui capacidade de 7,08 hm³ e foi construído em 2006.

Na manhã desta sexta-feira (11), membros da Comissão Gestora do Açude Itapebussu reuniram-se com a Cogerh, de forma online, para discutir os resultados da alocação do reservatório na operação 2021.2, localizado no município do Maranguape.

A operação foi definida no dia 23 de julho pela Comissão Gestora com a vazão de 80 l/s – ajustada posteriormente em reunião de acompanhamento, conforme as necessidades da comunidade. No dia 08 de fevereiro, as comportas do açude foram fechadas, sendo possível conferir abaixo os dados comparativos do volume do açude entre o que foi simulado e o que de fato foi realizado na liberação:

Dados mostram relação entre o volume simulado para a operação no açude e o que de fato foi realizado. Fonte: Cogerh.

Os dados apontaram que a operação foi finalizada com saldo positivo: a estimativa era de que o reservatório finalizaria a liberação com aporte de 50,1% de sua capacidade no dia 01/02/2022, tendo sido constatado um acúmulo de 69,45%, favorecido pela pré-estação chuvosa.

Finalizada a operação, a próxima deverá ser negociada em uma nova reunião, prevista para julho de 2022 – período em que se observa o acumulado das chuvas para então estudar-se as possíveis liberações que podem ser feitas no açude.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *