Na manhã desta quarta-feira (29), foi realizado o 1º Workshop de Programas e Ações do Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica das Bacias Metropolitanas, de forma online, por ocasião da 74ª Reunião Ordinária do CBH-RMF. 

O momento reuniu mais de 60 pessoas, entre técnicos da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), da Universidade Federal do Ceará (UFC), além de membros do CBH-RMF e Comissões Gestoras, que juntos, avaliaram os programas e as ações a serem implementadas no Plano para os próximos 30 anos.

No início da reunião, o Diretor de Planejamento da Cogerh, João Lúcio Farias, falou sobre a importância do trabalho que está sendo desenvolvido:

“É um trabalho participativo, em parceria com a Universidade Federal, através da Funcap, que financia o Programa Cientista Chefe de Recursos Hídricos, coordenado pelo professor Assis Filho, que é o responsável por sistematizar esse trabalho nas 12 bacias hidrográficas do Estado do Ceará, e agora chegamos nesta etapa para definir os programas e ações da Região Hidrográfica das Bacias Metropolitanas”.

A Professora Titular da UFC, Ticiana Studart, responsável por coordenar os trabalhos do Plano das Bacias Metropolitanas, destacou essa última etapa como a mais importante:

“Nós vimos qual é o diagnóstico da bacia, vimos quais os cenários possíveis, e agora nos perguntamos o que vamos fazer. Então é a fase mais importante”.

Em seguida, Rodrigo Vasconcelos, Gerente das Bacias Metropolitanas, comentou sobre o desafio que é traçar um Plano levando em consideração a complexidade da bacia:

“Penso que é a bacia mais desafiadora pela sua densidade populacional, diversidade de atividades socioeconômicas desenvolvidas, as múltiplas realidades que encontramos em cada região, do litoral ao sertão, com sistemas complexos de transferência hídrica, e certamente tudo isso a torna mais desafiadora, tanto na sua gestão, como na discussão de programas futuros”.

Após as considerações, a professora Ticiana Studart apresentou um resumo das atividades realizadas nas etapas anteriores e explicou a metodologia do encontro. Os participantes foram divididos em grupos de trabalho por eixo temático, sendo eles: I – Gerenciamento de Recursos Hídricos e Aspectos Político-Institucionais; II – Oferta e Demanda de Recursos Hídricos; III – Aspectos Ambientais.

Nos grupos, os participantes realizaram uma análise (validação, exclusão, modificação e inclusão) dos programas e ações baseadas nos dados do Diagnóstico e Prognóstico aprovados pelo CBH-RMF. A dinâmica foi conduzida pelos técnicos da Gerência de Gestão Participativa, Mateus Perdigão e Edecarlos Rulim, e pelo pesquisador da UFC, Gamarra Kelson.

O próximo passo é a realização do 2º Workshop de Programas e Ações, previsto para ser realizado em janeiro de 2024.

Sobre o Plano de Recursos Hídricos

O Plano de Recursos Hídricos é um documento que define a agenda dos recursos hídricos, incluindo informações sobre gestão, projetos, programas e investimentos prioritários, que têm por finalidade orientar a implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos.

Para isso, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), vinculada à Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará (SRH), firmou um Termo de Cooperação Técnico Científico com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e é responsável por conduzir, por meio do Programa Cientista Chefe de Recursos Hídricos, os trabalhos para atualização dos Planos das 12 Bacias Hidrográficas do Ceará.Veja o andamento dos Planos por região aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *