Reunião ocorreu de forma híbrida, tendo sido conduzida pelo coordenador Aridiano Belk e pelo secretário geral Wyldevânio Vieira.
Nos dias 23 e 24 de setembro, foi realizada a 3º Reunião Ordinária do Fórum Cearense de Comitês de Bacias. O encontro reuniu diretorias e secretarias no auditório Espaço das Águas, na sede da Cogerh em Fortaleza, respeitando os protocolos de segurança e contou com transmissão por meio de videoconferência para os demais espectadores. O encontro tratou de diversas pautas desde retomada das atividades presenciais dos CBHs até aspectos legais de decisões de representação do Fórum Cearense no COEMA.
Na ocasião, foram lembradas as principais ações da Cogerh e a criação de novas gerências regionais, como a Gerência do Litoral. Ademais, houve espaço para discussão de atualizações sobre Procomitês, dirigido pela Dra Márcia Caldas da Secretária de Recursos Hídricos, além de discussão sobre atuação da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado com o Deputado Estadual Acrisio Sena.
No segundo dia, o Secretário Estadual dos Recursos Hídricos Francisco Teixeira apresentou atualizações sobre Projeto de Integração do Rio São Francisco e Cinturão das Águas do Ceará e perspectivas e desafios para 2022, tirando também dúvidas dos presentes a respeito do uso de hidrogênio verde como fonte energética que miniminiza o monopólio hidroelétrico.
Logo após, em indicação e deliberação dos presentes, foi feita a escolha dos representantes do Fórum Cearense de CBH junto ao Conselho Estadual de Meio Ambiente – COEMA: foram apontados Carlos Antônio Mariano – membro do Comitê da Bacia Metropolitana – como titular e Wellington Lino – da Gerência de Pentecoste – como suplente, para reproduzir os interesses dos comitês quanto à gestão das águas no órgão. Assumindo o cargo, Carlos Mariano, presidente do CBH RMF, se mostrou comprometido com a causa: “além da coordenação adjunta do Fórum Cearense, ocupo hoje a cadeira de suma importância para o fórum que é a representação no COEMA e defenderei as causas de nossos mananciais”, afirmou em reunião.
No momento final, cada comitê teve a oportunidade de explanar sobre o processo de realização de atividades ao longo do ano, desde perdas a aprendizados, em que as programações foram realizadas de forma remota e alguns comitês estão organizando o retorno presencial. Ao todo, o evento contou com cerca de sete horas de duração, tendo ao meio dia desta desta sexta-feira (24).