A água é um recurso natural amplamente utilizado e necessário. Com uma demanda crescente, as águas próprias para consumo ficam cada vez mais escassas. Se tornando cada vez mais necessário a avaliação das condições dos recursos hídricos, a fim de assegurar padrões de qualidade compatíveis com as necessidades dos seres vivos.
Nesse contexto, um Grupo de Trabalho Interinstitucional, formado pela equipe da COGERH e da SEMA, tramita o projeto de criação de uma nova Unidade de Conservação para o Sistema de Abastecimento de Água da Região Metropolitana de Fortaleza. Levando em consideração a importância estratégica desse sistema, sob perspectiva da segurança hídrica da RMF, das atividades econômicas e a preservação e conservação do Meio Ambiente, o projeto contempla os três principais açudes da RMF: Pacoti, Riachão e Gavião.
Abrangendo uma área de 173 km², parte desta inserida no Corredor Ecológico do Rio Pacoti (Decreto Estadual Nº 32.164 de 02 de março de 2017), contemplando os municípios Pacatuba, Itaitinga, Guaiuba, Aquiraz, Horizonte e Pacajus, o trabalho consistirá em cinco etapas, distribuídos em fases, tais como: Plano de Mobilização Social, Levantamentos do Meio Físico, Biótico, Socioeconômico e Fundiário, Levantamento dos Impactos Ambientais e Consultas Públicas.
Após os estudos finalizados deverá ser criada uma Unidade de Conservação com as atribuições de preservar e proteger os principais Mananciais da RMF.