Questionamentos, dúvidas e sugestões da população quanto à Unidade de Conservação poderão ser enviados até o dia 13 de abril

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), realizaram nesta quinta-feira (24) a Consulta Pública referente à criação da Unidade de Conservação Estadual do Parque Estadual das Águas.
O Parque pertence ao grupo de proteção integral e a área proposta para sua criação compreende o entorno dos açudes Pacoti, Riachão e Gavião, abrangendo territórios dos municípios de Pacatuba, Itaitinga, Guaiúba, Aquiraz, Horizonte e Pacajus, região fundamental para garantir a segurança hídrica de Fortaleza e de grande parte da Região Metropolitana.
Participaram na mesa o secretário executivo da Sema, Fernando Bezerra, o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, o presidente da Cogerh, João Lúcio Farias, e o Presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas da Região Metropolitana de Fortaleza, Carlos Antonio Mariano.
A consultora da Nippon e coordenadora dos estudos que orientaram a criação da Unidade, Katia Cury, apresentou os dados analisados, como a poligonal da área de estudo, o perfil das unidades geoambientais, os usos do solo, meio biótico (fauna e flora), meio socioeconômico e cultural, diagnóstico fundiário, dentre outras informações.
Ao final da apresentação, foram esclarecidas dúvidas dos internautas acompanhando pela transmissão quanto aos impactos do Parque nas atividades econômicas no seu entorno, como agricultura e mineração.
Para Lorena Magalhães, analista de gestão dos recursos da Cogerh e integrante do Grupo de Trabalho institucional do projeto da Unidade, a participação popular durante a Consulta é fundamental nessa etapa.
“Hoje foi realizada uma das etapas mais importantes desse processo de criação. Foi muito produtivo e representativo, as pessoas participaram bastante. Terminado esse procedimento, aguardaremos os relatórios dos formulários da consulta e o relatório final dos estudos, enquanto o processo vai tramitando junto à PGE (Procuradoria geral do Estado) pela Sema, para que seja elaborado o decreto de criação da unidade, para o governador (a) assinar”, comentou Lorena.
O GT avalia a criação do Parque como uma conquista enorme para o Estado do Ceará.
“Isso é uma conquista muito grande não só da Cogerh, mas do Estado: preservar uma área que vem sofrendo muito com a pressão urbana e reter esse avanço, evitando a degradação das águas do sistema que abastece nossas casas”, declarou a analista.
Carlos Antonio Mariano, Presidente do CBH RMF, destacou o peso que o Parque terá na manutenção do ecossistema da região.
“A criação da área protegida, além de garantir a manutenção da vegetação nativa, vai contribuir ricamente para a preservação da fauna e proteger nossos recursos hídricos, colaborando com nosso Comitê de Bacias Hidrográficas”, disse o presidente.
Os questionamentos, dúvidas e sugestões da população quanto à Unidade de Conservação poderão ser enviados até às 23h59min59s do dia 13 de abril de 2022, por meio do endereço eletrônico ucaguas@gmail.com ou para o formulário eletrônico no seguinte link.