Na manhã desta terça-feira (22), a Comissão Gestora do Açude Batente esteve reunida com a Cogerh, de forma online, para discutir o andamento da operação do reservatório, localizado em Ocara. A operação tem seguido com vazão média de 185 l/s, sendo 35 l/s para a Bacia Hidráulica e 150 l/s para a perenização do leito do rio Piranji, alocando um volume de aproximadamente 3 milhões de m³.
Na ocasião, a ficha de evolução volumétrica exibida por Rodrigo Vasconcelos, Gerente Regional das Bacias Metropolitanas, apontou que o reservatório conta atualmente com um volume armazenado de 28,9 milhões de m³, equivalente a 78% de sua capacidade total.
Os dados discutidos em reunião apontaram que, após o início da vazão liberada, o volume do Açude Batente está acima do planejado, conforme aponta o gráfico abaixo:
Alci Raulino, representante do SAAE Morada Nova no segmento usuário de água na Comissão Gestora e do Comitê de Bacias da Região Metropolitana de Fortaleza, destaca o bom o andamento da operação:
“Durante esse período, a barragem verteu pelo inverno atípico e tivemos água satisfatória. O que foi acordado na reunião foi cumprido e podemos dizer que foi uma operação tranquila, sem problemas na captação ou deficiências”, aponta o titular do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Morada Nova.
A liberação deve ocorrer até 31 de janeiro de 2023, quando deve ser realizada nova reunião.