Comissão Gestora discute andamento da liberação

Na manhã desta quinta-feira (24), ocorreu a reunião de acompanhamento do Açude Aracoiaba, realizada de forma online. Estiveram reunidos os membros da Comissão Gestora e representantes da Comunidade local, juntamente com a Cogerh, para discutir o andamento da operação definida na última reunião.

Na ocasião, a ficha de evolução volumétrica exibida por Rodrigo Vasconcelos, Gerente Regional das Bacias Metropolitanas, apontou que o reservatório do município de Aracoiaba conta atualmente com um volume armazenado de 158 milhões de m³, equivalente a 97% de sua capacidade total. A operação tem seguido com vazão média de 315 l/s, sendo 215 l/s para a Bacia Hidráulica e 100 l/s para a perenização do leito do rio Aracoiaba, apresentando saldo positivo no andamento da liberação, conforme aponta o gráfico:

Rodrigo Vasconcelos aponta fatores que contribuíram para este resultado:

“Nosso sistema de simulação considerou que o açude iria parar de sangrar no dia seguinte à simulação – o que não aconteceu. Com isso, essa sangria prolongada também fez com que não houvesse necessidade de liberação imediata para perenização do rio, resultando no saldo positivo do volume do Aracoiaba”, explica o Gerente Regional das Bacias Metropolitanas.

A liberação deve ocorrer até 31 de janeiro de 2023, quando deve ser marcada uma nova reunião com a Comissão Gestora, a fim de realizar a avaliação final da operação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *