Operação é finalizada com saldo positivo e Comissão Gestora discute alternativas de abastecimento

Açude Penedo está com 14% de sua capacidade. Foto: Reprodução / Cogerh

Na manhã da última quarta-feira (09), membros da Comissão Gestora do Açude Penedo reuniram-se com a Cogerh para avaliar os resultados da operação 2021.2 no reservatório, localizado no município de Penedo. O encontro se deu de forma presencial no Salão Comunitário de Penedo, onde também foram discutidas alternativas de abastecimento devido ao baixo volume do Açude.

A operação 2021.2 foi definida em reunião no dia 13 de julho pela Comissão com a vazão de 40 l/s. Na época, o açude constava um volume equivalente a 57% de sua capacidade. Com a alocação finalizada em 01 de fevereiro de 2022, o açude registra agora um volume de 0,32 hm³, equivalendo a 14% de sua capacidade. Confira abaixo a comparação volumétrica:

Dados mostram relação entre o volume simulado para a operação no açude e o que de fato foi realizado. Fonte: Cogerh.

Marciana Barbosa, técnica da Cogerh, explicou que o saldo positivo da operação foi decorrente do aporte recebido das chuvas ocorridas durante as últimas semanas na região. Em seguida, a técnica apresentou simulações de esvaziamento do açude que apontaram que o reservatório deve secar entre junho e julho de 2022, caso não receba aporte de chuvas.

Quanto às alternativas de abastecimento, a Cagece, representada por Lidiane Bittencourt, afirmou que já possui iniciativa que deve ficar pronta ao fim do mês de março para auxiliar na demanda que o Açude Penedo atende. Além disso, a Companhia reforçou que devem existir ações em conjunto de todos os beneficiados do reservatório em prol da preservação do recurso hídrico alinhando economia dos usuários, pescas regulares, preservação e lazer.

Finalizada a reunião, foi definido como encaminhamento a realização de nova reunião com os membros da Comissão Gestora antes do período de alocação do açude, a fim de discutir problemas frequentes como pesca irregular e traçar planos de ações conjuntas com a presença das instituições competentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *