Release

O Comitê de Bacia Hidrográfica da Região Metropolitana de Fortaleza – CBH RMF passou recentemente por um processo de renovação de seus membros. Assim, com objetivo de repassar informações importantes acerca do funcionamento e possibilidades de articulação, foi realizada uma capacitação no dia 05 de abril de 2016 em Guaramiranga – CE, havendo na sequência, dia 06 a 41ª Reunião Ordinária do referido CBH.

Na oportunidade, foram trabalhados os aspectos legais e de planejamento, a palestrante Márcia Caldas, Orientadora da Célula de Articulação dos Usuários – CEART da Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará e também membro do CBH RMF, pautou sua apresentação no tema: “Política de Recursos Hídricos Pra quê?” Para tratar da Gestão Participativa de Recursos Hídricos, um ícone no assunto, a Consultora Rosana Garjulli, que além de realizar uma retrospectiva histórica da gestão das águas no Brasil e no Ceará, traçou o caminho histórico da construção do processo de formação do próprio CBH RMF como esforço de mobilização e luta, permeado por desafios metodológicos e de estratégias que precisavam ser revistas a cada dia pelos técnicos da Cogerh com o apoio e aprimoramento da população. Informou que como um dos pioneiros em gestão participativa dos recursos hídricos o Ceará não tinha muito onde buscar modelos. Refaz essa trajetória pela sua memória de técnica do início da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh. Destacou a importância de cada instituição membro do CBH assumir seu papel para que o comitê possa exercer seu papel com efetiva representatividade nos 31 municípios da bacia, considerando para tanto as diferenças existentes.

A 41ª Reunião Ordinária abordou assuntos como a “Situação Hídrica da Bacia” com palestra do Analista de Gestão da Cogerh – Krisnha Martins; “Informações sobre o Cadastro Ambiental Rural – CAR” por Evaneida Peixoto da Semace. Teve ainda uma apresentação sobre uma “Proposta de Enquadramento para o trecho do rio Pacoti e açude Acarape do Meio” com o Berthyer Peixoto – Gerente de Segurança e Infra Estrutura da Cogerh. Conduzida pela nova Diretoria, o recado passado na reunião foi de um esforço conjunto com maior transparência possível, destacando a plenária do colegiado como espaço mais legítimo para discussões e decisões pertinentes.

Da Cogerh participaram também: Cléa Rocha Coordenadora do Núcleo de Gestão da Gerência das Bacias Metropolitanas – GEMET; e as técnicas Patrícia Trajano e Lucivânia Figueirêdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *