Cagece e Sisar também apresentaram boletim de ações e de abastecimento na Bacia Metropolitana

Reunião foi o último encontro virtual do Comitê, com previsão de reunião presencial em dezembro.

Na manhã desta quinta-feira (11), o Comitê de Bacias da Região Metropolitana de Fortaleza realizou sua 64º reunião ordinária. O encontro aconteceu por meio de videoconferência e teve como principais pautas os novos procedimentos para a outorga do direito de uso de água e os relatórios de abastecimento e situação hídrica dos reservatórios da Região Metropolitana de Fortaleza.

Esclarecendo o processo dos instrumentos de gestão (outorga, fiscalização e cobrança), a Cogerh, representada pelo técnico Eduardo Araújo, explicou as principais mudanças no decreto de outorga (Decreto 33.559/2020 – de 29 de Abril de 2020). De maneira geral, o novo processo simplificou o pedido de outorga de uso de água e deixou mais rigorosa a outorga para execução de obra ou serviço de interferência – que precisa ser apresentada à Secretaria dos Recursos Hídricos. Segundo Araújo, a Cogerh também “está investindo em equipamentos como drones, para atender às expectativas da sociedade quanto à fiscalização”.

Confira o material de apresentação sobre o novo processo de outorga aqui.

No segundo momento, Tatiane Evangelista e Solon Ramalho apresentaram a situação hídrica das bacias metropolitanas abastecidas pelo Sisar – Sistema Integrado de Saneamento Rural. Os representantes mostraram ações de melhoria, ampliação e reformas nos municípios, explicando também como funciona o modelo de cobrança e participação popular na gestão. Confira Apresentação do Sisar.

Em seguida, a Cagece, representada por Eduardo Freitas, demonstrou aos presentes as ações que vêm sendo feitas nos 19 municípios da Região Metropolitana que a Companhia atende. Por meio de gráficos, foi mostrado que o volume médio de água consumido em 2021 foi mais contido, se comparado aos anos anteriores. Confira o Relatório da Cagece.

Como última apresentação do encontro, Marciana Barbosa, técnica da Cogerh, mostrou a situação hídrica dos reservatórios da Bacia Metropolitana. Os dados mostraram que a bacia está atualmente com 44,10% de sua capacidade total e que os açudes Castro e Pompeu Sobrinho apresentam situação enquadrada como muito crítica:

Gráfico mostra volume armazenado em açudes em Julho e Outubro de 2021, apresentando estimativa de volume para fevereiro de 2022. Fonte: Cogerh

Confira aqui o material completo com dados da situação hídricas dos Açudes da RMF.

No próximo encontro ordinário, os membros do comitê se reunirão de forma presencial no auditório da Cogerh, em Fortaleza, no dia 07 de dezembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *