Açude barra as águas do Rio Choró e encontra-se em estado muito crítico.

Açude Pompeu Sobrinho foi inaugurado em 1934, pelo DNOCS.

A Cogerh, Comissão Gestora e usuários de água se reuniram nesta quarta-feira (1) para discutir a situação do Açude Pompeu Sobrinho, cuja qualidade da água encontra-se em estado crítico para o abastecimento humano do município de Choró e distritos circunvizinhos, em consequência do baixo volume de armazenamento do reservatório. O encontro ocorreu de forma presencial na Câmara Municipal do Município de Choró Limão, reunindo um total de 35 pessoas.

Reunião marcou o primeiro encontro presencial com a comissão gestora desde o início da pandemia.

Na ocasião, a ficha de evolução volumétrica do Açude, exibida por Marciana Barbosa, técnica da Cogerh, apontou que, atualmente, o reservatório está em estado de alerta, possuindo um volume de 3,20 hm³, equivalente a apenas 2,20 % da sua capacidade total.

Além disso, os gráficos apresentados mostraram que o volume da operação realizada no período entre 01/07 e 30/11 foi acima do planejado, conforme indicam os dados abaixo.

A situação emergencial do Açude será levada para discussão do Grupo de Contingência – formado por diversas instituições envolvidas na gestão de água – para pensar alternativas para o reservatório. Como encaminhamento da reunião, a Cagece e a Cogerh realizarão uma nova análise do açude, para então marcar uma uma nova reunião com a Comissão Gestora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *