67º Reunião Ordinária do CBH RMF discute plano de batimetrias de açudes e ações ambientais desenvolvidas por membros

Reunião aconteceu de forma híbrida e também tratou do balanço financeiro da Cogerh.

Na manhã desta quinta-feira (07), o Comitê de Bacias da Região Metropolitana de Fortaleza CBH RMF realizou sua 67º Reunião Ordinária. O encontro se deu forma híbrida, abordando como pautas o balanço financeiro da Cogerh, batimetrias de Açudes, além de apresentação com foco em ações ambientais dos membros Apremace e Heineken.

Representada pela técnica Luciandre Melo, a Cogerh apresentou o balanço financeiro referente ao ano de 2021, sobre o qual é previsto na legislação vigente o acompanhamento orçamentário pelo Comitê. Foram exibidos o faturamento geral da Companhia, faturamento geral das Bacias, faturamento específico da Bacia Metropolitana e o processo de planejamento. Em relação aos orçamentos entre as bacias, Luciandre ressaltou que cada região possui realidades e demandas específicas:

“Nós trazemos esses resultados como forma de parâmetro. Em relação às demais bacias, a Metropolitana é a maior e, por isso, apresenta diferenças”, explicou a técnica lotada na Gerência de Planejamento e Orçamento da Cogerh.

Em seguida, foi apresentado por Johny Santos – coordenador do núcleo de operação da Gerência Metropolitana –  o plano de batimetria nos reservatórios da bacia metropolitana, no qual está programado a realização e o andamento do relatório do procedimento em oito açudes: Sítios Novos, Pacajus, Macacos, Gavião, Catucinzenta, Castro, Canal Richão-Gavião e Batente.

Segundo Johny, a técnica que consiste na medição de profundidade é capaz de “verificar mudanças nos reservatórios, melhorar a precisão do volume e, consequentemente, a alocação e a gestão da água – o que é tanto importante para a Cogerh quanto para o Comitê”, ressaltou o coordenador. Dados sobre a situação hídrica da bacia também foram apresentados em reunião, confira abaixo o levantamento:

Ações Ambientais

Atendendo à solicitação interna dos participantes, o CBH RMF abriu espaço para que suas instituições apresentem-se aos demais integrantes, de forma a fomentar ainda mais a integração dos membros em relação às ações ambientais que têm desenvolvido. Na oportunidade, a Heineken – integrante do Comitê desde a sua fundação – explicou o programa Every Drop, plano adotado pela cervejaria para melhoria na eficiência do uso de água e tratamento de seus efluentes.

Representante da Heineken apresentou sistema adotado pela cervejaria na unidade de Pacatuba.

Outra instituição a demonstrar o que tem feito pelos recursos hídricos foi a Apremace – Associação de Preservação do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico Educacional e Difusão Da Cultura De Aquiraz. A Associação apresentou sobre a trilha ecológica Gentio da Terra: iniciativa própria em área de mangue que tem valorizado a fauna, flora e recursos hídricos da área que vinha sendo degradada na Praia do Presídio.

Trilha promete valorização dos recursos naturais de Aquiraz e teve apoio de membros do CBH RMF na sua elaboração.

Dentre os encaminhamentos do encontro, foi discutido a próxima programação do Comitê, na qual está prevista uma visita técnica dos membros à trilha Gentio da Terra, em Aquiraz, no mês de junho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *