Projeto pioneiro no Ceará é de iniciativa da cervejaria Heineken com a Fundación Avina

Na tarde desta quarta-feira (30), a Diretoria do CBH RMF esteve reunida com representantes da cervejaria Heineken – instituição membro do CBH RMF, para discussão de projeto de recarga hídrica. O encontro aconteceu na sede da Cogerh, em Fortaleza, contando também com a presença da Fundación Avina, instituição responsável pelo planejamento do projeto, que encontra-se em fase inicial.

Na ocasião, o grupo apresentou ao Comitê o projeto que visa a circularidade e a sustentabilidade hídrica, através do reabastecimento da Bacia. Ainda sem nome e em fase de desenvolvimento, o projeto que abrange os municípios da Região Metropolitana de Fortaleza envolve a implantação de tecnologias sustentáveis de saneamento, tecnologias de captação de água, manejo do solo e reflorestamento, aliados à capacitação.

Projeto voltado para circularidade da água e envolvimento social na área envolve Pacoti, Riachão, Gavião e Acarape, fomentando projetos locais. 

Com o objetivo de engajar a sociedade com alinhamento dos conhecimentos específicos sobre aspectos da Bacia, o projeto busca apoio do CBH RMF, sobre o qual Carlos Antônio Mariano, Presidente do Comitê destaca importância da atuação do Comitê de Bacias:

Esta é uma ideia que vem somar com as iniciativas hídricas sustentáveis existentes na Bacia Metropolitana, sendo fundamental o engajamento do CBH RMF em seu desenvolvimento”, aponta Mariano.

O projeto dará início ao processo de mobilização social no início de 2023 e contará com o acompanhamento do CBH RMF em suas etapas de desenvolvimento, através de suas Reuniões Ordinárias, conforme aprovação da Diretoria do CBH RMF.

Clique aqui e acesse material com mais informações sobre a inciativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *