Funceme registrou precipitação de 43 mm no açude, contribuindo para a sangria do reservatório.

Açude foi construído entre os anos de 1909 e 1924 e fica localizado no distrito do São Gerardo. Foto: Michel Nojosa.

Na manhã desta quinta-feira (13), o Açude Acarape do Meio, localizado no município de Redenção, atingiu sua capacidade máxima e transbordou. O reservatório, que pertence à Bacia Metropolitana, chegou ao volume 103,19% de sua capacidade, conforme dados da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará. Acarape foi o 19º açude do Ceará a sangrar e o 3º dentre as Bacias Metropolitanas, em 2021.

A última sangria registrada na barragem localizada no distrito de São Gerardo, no Maciço de Baturité, foi em maio de 2019. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a região apontou uma precipitação de 43 mm, conforme dados do calendário de chuvas atualizado às 16:10h desta quinta-feira (13). As chuvas acumuladas contribuíram para que o Açude Acarape do Meio atingisse nesta manhã um volume de 30.54 hm³ dos 29.6 hm³ suportados pelo reservatório.

Registro de precipitações em Acarapre do Meio no mês de maio. Dados: Funceme

Além do Acarape do Meio, outros dois reservatórios da Bacia Metropolitana gerenciados pela Cogerh também estão sangrando: o Açude Germinal, localizado em Palmácia, está com 100,48% de seu volume, enquanto o Açude Tijuquinha, em Baturité, está com 103,58% de sua capacidade. Em contrapartida, outros dois açudes da Bacia Metropolitana estão com menos de 10% de sua capacidade: Açude Castro, localizado em Itapiúna, com 2.82% de seu volume e Pompeu Sobrinho, em Choró, com 3.82%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *