Na manhã desta terça-feira (14), a Comissão Gestora do Açude Pesqueiro reuniu-se com a Cogerh, na Secretaria de Meio Ambiente de Capistrano, para analisar os resultados da operação 2022.2 finalizada no reservatório. Definida antes da criação da Comissão Gestora, a alocação de vazão equivalente a 39 l/s foi finalizada no dia 31 de janeiro, apresentando saldo positivo.
Segundo o acordado para a operação, a previsão é de que o açude chegaria ao fim da operação com volume de 82%. Já os dados apresentados em reunião por Johny Santos, Coordenador do Núcleo de Operação da Gerência Regional Metropolitana, mostram que houve um saldo positivo da alocação do açude, estando atualmente com 89,98% de sua capacidade, equivalente a um volume de 9,04 milhão de m³, decorrente das chuvas ocorridas na região. Confira o gráfico:
Johny Santos, Coordenador do Núcleo de Operação da Gerência Regional Metropolitana, avalia o bom desempenho da operação ante a nova Comissão Gestora:
“Esse resultado positivo de sobra de água pode permitir que a Comissão Gestora recém-criada possa indicar para a Cogerh o atendimento de outras demandas hídricas que podem ser importantes para a região, como a irrigação para plantio”, aponta o Coordenador.
A operação iniciada em 30 de setembro atendeu ao abastecimento humano da sede do município de Capistrano. O próximo encontro da Comissão Gestora será em julho, quando deverá acontecer a primeira reunião de alocação do reservatório.