Evento transmitido online foi a quarta capacitação recebida da Agência no ano de 2021

Comitê do Rio Doce foi usado como exemplo para falar dos principais desafios na articulação e integração nas grandes bacias hidrográficas. Imagem: Reprodução

Na tarde desta quinta-feira (27), a Secretaria Executiva da Gerência Metropolitana da Cogerh recebeu mais uma capacitação da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. Desta vez com o tema “Articulação entre comitês estaduais e um comitê federal em uma mesma bacia”, a roda de conversa foi mediada pelo  especialista em Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas, Márcio Freitas, ocorrida por meio de transmissão ao vivo através da plataforma Microsoft Teams.

Para esta terceira roda de conversa do ano, foram convidados quatro profissionais: Breno Esteves Lasmar, membro do Comitê da Paranaíba (GO); Décio Tubbs Filho, professor da UFRJ especializado em Hidrogeologia; Flamínio Guerra, do Comitê do Rio Doce (MG) e Paulo Renato Paim, Diretor do Departamento de Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento da SEMA/RS.

Na ocasião, foram abordados os principais desafios na articulação e integração nas grandes bacias hidrográficas e reforçada a importância da integração entre os Comitês que atuam na mesma bacia para o fortalecimento dos Órgãos Gestores Estaduais. Além disso, também foi discutido que é possível uma articulação técnica e institucional sem a formação de um Comitê no caso de bacias que envolvem mais de um ente federativo.

O próximo encontro de capacitação está previsto para o dia 24 de junho, a partir das 15h, com o tema “Comitês de Bacia Hidrográfica e Conselhos Estaduais no Plano Nacional de Recursos Hídricos”. Mais informações estão disponíveis no site da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *