Durante os dias 11 e 12 de janeiro, o Núcleo de Gestão das Bacias Metropolitanas da Cogerh esteve presente em Cascavel, Pindoretama e Beberibe, junto aos membros do CBH RMF dos referidos municípios, a fim de mapear e conhecer as instituições, comunidades e usuários envolvidos com os usos do Açude Malcozinhado, localizado no município de Cascavel.
A ação é o passo inicial para conhecer a região e formar a Comissão Gestora do reservatório de capacidade de 38 milhões de m³, promovendo a gestão participativa das águas na Bacia Metropolitana.
Participando de forma integrada, a equipe da Cogerh contou com a participação ativa dos membros do CBH RMF representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Pesca de Cascavel, Prefeitura de Beberibe e SAAE de Pindoretama.
Saiba mais
As Comissões Gestoras de Sistemas Hídricos são organismos de bacia vinculadas aos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH). Elas são formadas por usuários de água, representantes da sociedade civil organizada e representantes do poder público, tendo um plenário e uma secretaria em sua estrutura, e atuam somente no âmbito do sistema hídrico que opere isolado.
A COGERH desenvolve, desde 1993, um trabalho de sensibilização e conscientização para a gestão das águas nas bacias hidrográficas, estimulando e apoiando a formação de canais de participação da sociedade civil e dos usuários no processo de co-gestão dos recursos hídricos. Esta participação se dá principalmente através dos Comitês de Bacias Hidrográficas e das Comissões Gestoras de Sistemas Hídricos. Atualmente, existem 12 Comissões Gestoras na Bacia Metropolitana de Fortaleza.