Na última terça-feira (17), o Gerente das Bacias Metropolitanas, Rodrigo Vasconcelos, esteve junto à Diretoria da Cogerh em visita ao Açude Acioly, conhecido também como Açude da Corte, localizado no pé da Serra da Aratanha, no município de Guaiúba.
Embora não seja oficialmente monitorado, o reservatório é mantido pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos, que finalizou sua reforma em 2022. Também há no local um Agente de Guarda e Inspeção do Reservatório (AGIR), que mantém comunicação com a Gerência das Bacias Metropolitanas e realiza vistorias diariamente.
A obra de recuperação foi iniciada em novembro de 2021 e finalizada em março de 2022, orçada em R$ 955 mil reais. No futuro, o Açude pertencente à Prefeitura de Guaiúba pode ser aproveitado para o abastecimento hídrico do município.
O Acioly tem capacidade para 0,7 milhões de m³ e está atualmente com cerca de 60% de seu volume total. Além do Gerente Regional das Bacias Metropolitanas (à esquerda), a comitiva era formada pelo presidente da Companhia, João Lúcio Farias, o Diretor de Operações, Bruno Rebouças, o Diretor de Planejamento, Elano Joca e pelo engenheiro civil da Gerência de Projetos, Francisco Alves.