Na manhã desta terça-feira (26), o Comitê das Bacias Hidrográficas da Região Metropolitana de Fortaleza (CBH-RMF) participou do encontro itinerante promovido pela Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), realizado em Baturité. O evento visa levar informação e serviço à população local.
A convite, a Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) abordou sobre infraestrutura hídrica do Estado, monitoramento qualitativo e quantitativo, segurança de barragens e outros aspectos do âmbito da Política de Recursos Hídricos.
Ministrada por Tércio Tavares, Diretor de Operações da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), a palestra dedicou-se também a destacar sobre a gestão participativa da água que envolve a sociedade, conforme apontou o diretor:
“Nós temos como diferencial na gestão dos recursos hídricos os nossos Comitês de Bacias Hidrográficas, que são onde acontecem decisões compartilhadas e participativas, aliando sociedade e governo na melhor deliberação para cada região”, destacou Tércio.
Sobre o tema, o Secretário-Geral do CBH-RMF, Àquila Gondim, destacou a importância do engajamento social organizado na causa hídrica:
“Em vários estados do Brasil, onde chegamos, somos elogiados e reconhecidos pelo trabalho desenvolvido com os recursos hídricos no Ceará. Somos referência nacional e é o Comitê de Bacias o responsável por mediar essas decisões”, frisou Áquila.
Estiveram também presentes no encontro os membros do CBH-RMF Wlademir Theotônio, da Sema, Márcia Caldas, da SRH, além da Secretaria Executiva do Comitê, representada por Cléa Rocha e Luana Maciel, da Cogerh.
*Com informações da SRH